quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Admirando o Inimigo

           Aqui vai o meu segundo texto que é postado, era para este ser o terceiro mas como eu não achei o meu segundo texto salvo no computador vou ter que colocar este aqui mesmo.
           Este texto aqui fala sobre Admirar uma pessoa que não somos a favor de suas idéias.
           Este texto vai em respostas a dois de meus amigos (Jadson e Heitor) que não entendem como eu posso admirar Hitler. Para mim uma coisa é admirar outra é concordar e seguir as suas idéias.
           Se vocês não sabem até Lula tem uma admiração por Hitler, ele disse em uma entrevista para a Playboy em 1979  que tinha uma admiração por Hitler.
         Tenham uma boa leitura.


Admirando o Inimigo

            Admiração por uma pessoa que eu não gostaria  que me desse ordens, por uma pessoa que eu não concorde com as suas ideias. Admirar o inimigo. Para algumas pessoas isso é impossível, como ter admiração por alguém que eu não não concorde com suas ideias e seus atos?
Alguns de meus amigos dizem que eu não tenho ideologia formada pois critico o  nazismo e mesmo assim tenho admiração por Hitler, até digo que os Judeus aumentam um pouco o número de mortos no holocaustos. Tenho admiração pela forma que Hitler fez crescer uma ideia e como ele mudou a Alemanha economicamente, como ele comovia multidões. Mas sou contra o Holocausto e a perseguição  com pessoas de outras “raças”.
Tenho admiração pela revolução de sessenta e quatro (1964) em que os militares não deixaram o Brasil ter um governo comunista e mesmo assim critico a falta de liberdade de expressão, a forma como eles usavam a censura e como criavam leis a seus favores. Tenho admiração por Fidel Castro, da forma que ele levou a revolução cubana, mesmo eu sendo contra o regime socialista e a ditadura que ele prega em Cuba, pois la sim há falta de liberdade de expressão.
Eu acho que todos podemos sim admirar o inimigo ou o adversário por uma jogada brilhante que ele tenha feito, tem um episódio do Star Trek ( jornada nas estrelas ) chamado “A semente do espaço” em que o capitão Kirk diz para o Spock a seguinte frase: “ Podemos estar contra ele e admirá-lo ao mesmo tempo.”

Rodrigo da Costa Dias.
09/10/2010

Um comentário:

  1. Nem Preciso falar que o admiro muito neh?
    entao...ao ler o primeiro texto... confesso que fiquei bem orgulhosa de ver um amigo mais que especial tendo ideais, e acima de tudo uma ótima forma de transparecer o que espera, o que sente, e acima de tudo mostrar o quanto vc é inteligente...
    adoreiii os textos.. estou ansiosa pelos próximos.. bjinhus

    ResponderExcluir